terça-feira, 2 de novembro de 2010

Aulas na facu!

Como voces já sabem estou estudando artes culinárias na faculdade. Este quadrimestre estou aprendendo padaria e confeitaria. Ontem aprendi a fazer uma torta de maçãs de lamber os dedos! Então resolvi compartilhar com voces essa receita, aproveitem! Com sorvete de baunilha, fica tudo de bão!!!

Ingredientes:
Para a base (pra quem não quer ter trabalho, pode usar aquela base de biscoito Maria triturado e misturado com manteiga também):
148g. de farinha
54g. de açúcar
1 ovo
120g. de manteiga fria
Essencia de baunilha

Misturar tudo, até incorporar e ficar homogeneo (sem os pedacinhos de manteiga). Untar um molde redondo de 20cm e colocar papel manteiga no centro do disco. Abrir a massa, com um pouco de farinha para não grudar. Colocar no molde, deixando uns 2cm de borda. Levar ao forno, pré-aquecido, 180ºC, por 8 minutos, para que fique pré-cozida. Reserve.

Para a torta:
4 maçãs
500ml. de leite
125g. de açúcar
3 ovos inteiros
Essencia de baunilha
25g. de manteiga
100g. de farinha
50g. de açúcar

Misturar o leite, o açúcar, os ovos e a baunilha. Descascar as maçãs e cortar em fatias finas. Colocar as fatias na base em forma de leque. Despejar a mistura de leite em cima das maçãs, até o topo da massa. Fazer uma farofa, com a farinha, a manteiga e o açúcar e salpicar na torta montada. Assar em forno, pré-aquecido, de 20 a 30 minutos, a 225ºC, até que fique dourado. Servir com uma calda de caramelo e sorvete de baunilha. Bon apetit!

2 comentários:

  1. Bárbara, que bárbaro!
    Sua cara. Tudo tão lindo, tão arrumadao, tão decorado.... que saudade dessa sua carinha liiiinda!

    Estou sempre por aqui. Pena que vc quase não está.

    Beijos, amiga!

    Iram

    ResponderExcluir
  2. Oi, Iram!
    Obrigada pelos elogios!
    Estou quase sem tempo de atualizar o blog como gostaria... vc sabe, com os filhos, casa, estudando e agora com um evento grande... preciso de um dia com 36 horas!
    Vou deixar meu depoimento no teu blog, adorei!!!
    Bjs

    ResponderExcluir