quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Doença celíaca? O que é isso?

Resolvi falar um pouco mais sobre o tema, e tentar explicar de maneira breve o que é essa doença e por que é importante saber mais sobre ela... Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se de uma intolerância permanente ao glúten. Geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, mas pode entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten (por toda a vida). Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cerveja, entre muitos outros que possuam glúten em sua composição ou processo de fabricação.
O quadro clínico se apresenta com ou sem sintomas. Os sintomas mais comuns são diarréia, anemia (por falta de absorção de vitaminas e minerais), dor ou distenção abdominal, falta de apetite, fadiga, entre outros. Também pode ser assintomática e a pessoa sem sentir nada, continua com a sua dieta normal (nesse caso com o glúten), podendo ter graves consequencias, como anemias cronicas, abortos de repetição, podendo chegar a desenvolver até mesmo cancer de intestino. Estima-se que a doença celíaca afeta 1% da população, nos países onde foi estudada. Por isso, é importante, em familiares de primeiro grau do celíaco, que possuem mais chances de apresentar a doença (10%), fazer um exame adequado, a fim de evitar qualquer problema futuro.

Um comentário:

  1. A doença celíaca gera muitas consequências graves,e seu diagnóstico,muitas vezes,é difícil.Mas ao descobrir,o paciente deve ser sério e seguir com rididez a dieta sem glúten,pois assim a qualidade de vida pode melhorar 100%.Não tenha a doença,mas quero ajudar quem tem,deixando aqui um link para contribuir na busca por um nutricionista.Profissional muito importante na vida de um celíaco.

    http://bit.ly/aW6ny7

    ResponderExcluir