quinta-feira, 22 de março de 2012

Parfait a la Barbara

Hoje foi a minha prova prática lá no Hotel, com o chef executivo e a delegada de ensino assistindo tudo! Fora eles, tinha mais umas 4 pessoas... eu nem vi direito pra não me desconcentrar! hehe
O chef me fazia perguntas e alguns comentários, críticas, mas tudo dentro dos conformes.
A preparação consistia em fazer uma "sobremesa composta". Isso significa que deveria ter várias texturas, sabores diferentes, teria que usar alguma fruta, além disso, a sobremesa deveria ter harmonia, refletir quem eu sou e ser gostosa, claro!
Depois de pensar muito com meus botões, cheguei a um consenso do que me representaria e, ao mesmo tempo, englobaria todos esses elementos. O resultado foi um "Parfait a la Barbara". Trocando em miúdos, era um creme de mascarpone aromatizado com laranja, morangos macerados com um toque picante e amendoas em lascas torradas, tudo isso em camadas. Ao lado um bombom de chocolate meio amargo com recheio de ganache cremoso com Bailey´s, com uns cristais de sal vermelho marinho e em cima do bombom um pedacinho de ouro em lamina comestível. Pra finalizar, um espiral de tuile.
A idéia era brincar com o paladar causando várias sensaçoes! Combinando a cremosidade do mascarpone com a acidez e o picante dos morangos, uma nota torrada das amendoas complementada com o crocante da tuile. Como contraste, tinha o amargo do chocolate, a textura cremosa do recheio com a nuance do licor e o leve toque salgado, pra ressaltar todos os elementos que compunham a sobremesa. 
Fiquei muito feliz porque deu tudo certo, apesar de nervosismo! Eles adoraram! Disseram que estava excelente! O chef disse que dava pra ver o amor que eu sinto pela coisa enquanto preparava a sobremesa!!!
Enfim, to aliviada por já ter passado mais essa e me sinto muito gratificada pelos aplausos e elogios recebidos!
Eis aqui a dita cuja:



Nenhum comentário:

Postar um comentário