terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sal Marinho

O sal em geral, sem dúvida alguma, aumenta o sabor de qualquer prato, seja ele salgado ou doce e equilibra o amargor e a acidez. Ele também tem muitas outras funções nas receitas, como regular a fermentação do fermento em pães e conservar carnes.

Existe uma enorme variedade de sal disponível no mercado alimentício. Os básicos são: sal de cozinha, sal marinho e sal kosher.

O sal marinho é recomendado porque é obtido pela evaporação da água do mar, o que o torna mais puro. Este tipo de sal não passa pelo processo de refinamento. É mais escuro e seu sabor é menos salgado que o sal de cozinha. O sal marinho mantém os 84 microminerais que geralmente são removidos durante o processo de refinação, e dizem que por isso possui um sabor único e natural. Pode ser grosso, fino ou em flocos. Dependendo do lugar de onde vem e dos minerais contidos nele, variam na cor, o que juntamente com suas texturas diferentes, podem fazer a diferença na aparência de um prato no momento de servi-lo.
Em geral, os sais marinhos não são usados durante a preparação, mas sim para "finalizar" um prato.
Na maior parte do mundo, o sal marinho é mais caro que o sal de mesa. Entretanto, no Brasil, em função da escala de produção, é o tipo mais comum e barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário