Esta receita foi enviada especialmente para o blog pelo meu cunhadinho querido, Alejandro Birenbaum. É uma sobremesa típica argentina e quem fazia esplendorosamente, como ele mesmo diz, era seu pai, Jorge Birenbaum Z´L, quem eu tive a oportunidade de conviver, frequentando seu restaurante e de poder degustar algumas de suas delícias! Ele tinha um extremo bom gosto pra cozinhar! Me lembro que estava com um plano de editar um livro e me pediu se eu o podia ajudar com a diagramação, mas logo depois sofreu um AVC, que o impossibilitou de continuar com o projeto. É realmente uma pena que não tenha conseguido deixar registrado um pouco do seu nobre conhecimento gastronômico... Fica aqui uma pequena homenagem! Sorte que o legado continua na família através do meu cunhadinho, que também tem o dom e de sua mãe, Coty! Buen provecho che!
Ingredientes:
Para a massa da panqueca:
125g. de farinha de trigo
2 ovos
1 xíc. leite
2 colheres (sopa) manteiga derretida
1/2 colher de chá de sal
Para o recheio e cobertura:
100g. de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga
2 maçãs descascadas e cortadas em rodelas finas
½ xíc. de rum
1 bola de sorvete de creme
Frutas secas picadas em pedaços grandes (nozes, amêndoas sem sal, castanha do Pará)
Para o zabaione:
3 gemas de ovo
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de vinho do porto
Preparo:
Para o zabaione, coloque os ingredientes em um recipiente metálico e leve ao banho- maria no fogão. Bata com batedeira no banho-maria até que adquira uma consistência cremosa e clara (não poderá estar líquido).
Misturar os ingredientes da massa da panqueca no liquidificador e deixar repousar por meia hora. Em uma frigideira quente, grande e funda, untar com manteiga, colocar as maçãs de forma ordenada em toda a superfície e cobrir as maçãs com a massa da panqueca. Quando estiver pronto desse lado, retirar da frigideira.
Coloque a manteiga na frigideira, deixe derreter e adicione o açúcar. Assim que o açúcar incorporar com a manteiga, colocar a panqueca do outro lado. Flambar a panqueca. Quando estiver pronto (o açúcar deve estar caramelizado), colocar num prato com o lado do caramelo para cima. Colocar por cima a bola de sorvete, o zabaione e as frutas secas.