segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aniversário da Camila, mais conhecida como Tchutchu!

Nossa família está em festa! Graças a D´us muitas celebraçoes! Agora foi a vez da filhota Camila, que fez 9 anos, no dia 26 de maio e teve sua festa no último sábado, dia 28. Foi a primeira festa da turma a acontecer de noite! Todos estavam animados e não pararam um segundo sequer durante as tres horas da festa. Até os adultos entraram no clima e botaram o esqueleto pra chacoalhar! hehe
Como não podia deixar de ser, fiz umas comidinhas pros adultos degustarem durante o evento. Entre elas, uma salada thai, outra grega, ceviche de tilapia em copinhos, nachos, batatinhas ao limão com aioli e de doce tinha brigadeiro e beijinho (que não podem faltar) e uma pipoca com amêndoas! Foi simples, porém gostoso e digamos, leve! hehe
Confiram as fotos!









Ceviche

Salada thai

Salada grega

Nachos




Camilushka!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aniversario da princesa Maya!

Adoro festas! Quem não gosta?!? Ainda mais quando a festa é de alguém especial! Minha filha, Maya, fez 4 anos na semana passada e teve uma festinha pra comemorar... Fizemos na Gymbo, uma casa de festas para crianças aqui da Costa Rica, com escorregador, pula-pula, piscina de bolinhas entre outras coisas. Ela estava tão excitada, feliz! Foi a primeira vez que ela brincou pra valer numa festa... É que a Maya é toda delicada e não gosta quando tem muita criança brincando, por isso nao se atreve muito nos brinquedos quando tem festas... mas desta vez, talvez porque era o seu aniversário, ela desembestou! hehe
Eu cuidei de cada detalhe pessoalmente... fiz um banner pra mesa do bolo, stickers com a foto dela para os tijolos de vidro que ficaram no buffet de adultos e a comida toda foi feita pela mamãe coruja! Valeu todo o esforço empenhado!!

Quero agradecer a amigas especiais que me ajudaram de uma forma ou de outra na produção do evento! Obrigada Rosa, que correu comigo pra um monte de lugares por vários dias, inclusive me salvou no último momento, indo comprar o vaso que tinha lascado de manhã... também pelas fotos e todo o resto... a ajuda foi tanta que nem sei direito! Obrigada Fabi, por ter me ajudado a cozinhar os cigarros de cogumelos e no dia do aniversario com a Maya e o forninho... Desculpa ter feito você voltar pra tua casa pra buscá-lo! Obrigada Sharona e Jennifer (eu sei que você vai entender em português! jeje) por me ajudar a enrolar os brigadeiros, beijinhos e pães de queijo! E, por último, obrigada Nona, por ter feito os pães recheados (que foram um sucesso, por sinal!).
Bom, mais do que palavras, ficam as imagens registradas deste dia especial (díficil é ter que escolher poucas fotos dentro de tantas)! Um abraço

A aniversariante concentrada degustando seu pirulito!

Os pirulitos!

Osquitutes para os adultos

Outro ângulo do buffet dos adultos


Muitos chicletes pra alegria da garotada!
 
Detalhe do sticker no tijolo de vidro
 
Outro sticker

Canapés light para as mamães de regime!
Cenoura enrolada com patê de ervas e pepino com patê de truta defumada e flor comestível.
Mais canapés

Cigarro de cogumelos ao centro e uva com queijo de cabra e noz pecan

Mini quiche de queijo de cabra, canapé de brie com geléia de pimentão picante
e canapé de salmão defumado com alcaparras
 
Detalhe das uvas
Mesa do bolo
 
Momento do parabéns, com alguns amiguinhos!
   

A pinhata de Rapunzel com seus longos cabelos loiros!


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deu vontade de comer um bolinho?


Que tal um bolo de caneca que demora 3 minutos pra ficar pronto? Bom demais, né?!?
Então, anotem a receita e mão na massa, ou melhor, colher na caneca!
Minha querida amiga de Viena (brasileira, carioca da gema, by the way!), Andrea Onida, que me mandou essa receita! Obrigada amiga! Fiquei de testar uma versão mais saudável, com farinha integral, açúcar mascavo, algumas nozes talvez, mas ainda não tive tempo... tô sempre na correria (ainda mais com os preparativos dos aniversários das minhas filhotas e maridinho viajando, hehe)!
De toda forma, fica aqui a receita original e quem tiver vontade de inovar, eu dou o maiorrrr apoio!

Você vai precisar de uma caneca (que não seja de plástico ou de metal) de 300 ml.

Ingredientes:
1 ovo
3 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chocolate em pó (ou 3, dependendo do seu gosto)
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento

Modo de preparo:
Os ingredientes devem ser colocados na caneca nessa ordem: ovo, açúcar, leite, chocolate em pó, óleo, farinha de trigo e fermento. Cada vez que adicionar algum igrediente, misture bem antes de colocar o próximo. Depois de tudo dentro da caneca, deixe por 3 minutos na potência máxima do microondas. Deixe esfriar um pouco e é só mandar bala. Quentinho com um sorvete de baunilha, é tudo de bom!

domingo, 8 de maio de 2011

De volta aos velhos tempos...

A arte visual faz parte da minha vida... desde os tempos da minha primeira faculdade (fiz publicidade e propaganda pra quem não sabe), quando comecei a trabalhar com meu pai em sua editora. Com ele pude aprender as bases e os fundamentos da comunicação visual e, graças a isso, acabei dedicando 10 anos da minha vida nessa área. A verdade é que nunca parei totalmente... depois que saimos do Brasil, continuei fazendo uma coisa aqui, outra ali e, hoje em dia, aplico os meus conceitos em todos os trabalhos que apresento na faculdade. Resultado, após ter feito um trabalho de inglês em grupo com mais duas colegas, elas gostaram tanto da arte que fiz para o nosso projeto de montar um restaurante, que acabaram me contratando! Desta vez foi pra fazer um rótulo para um molho de tamarindo picante que elas resolveram lançar no mercado. Valeu poder usar a minha experiência como desenhadora gráfica para algo tão próximo da minha realidade atual, a culinária!   

  

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Empadinha sem glúten

Essa receita é especial para os celíacos!
Foi minha nova amiga-vizinha Renata Pinheiro quem mandou. Sua filha Julia é celíaca e por isso está sempre testando novas receitas para poder dar a ela algo diferente para variar o cardápio, que é bem limitado, por sinal! Imagino que não seja fácil ter que privar-se de tanta coisa boa! Ainda bem que existem algumas receitas que quebram o galho! 

Ingredientes:
2 xíc. de creme de arroz
2 xíc. de fécula de batata
1/2 xíc. de povilho doce
1/2 colher (café) de sal
200gr. de margarina (aprox. até dar o ponto de modelar a massa na forminha)

1 gema + 1 para pincelar

Rende 10 empadinhas


Junte os ingredientes secos e misture. Adicione a gema e a margarina e com a ponta dos dedos, faça uma farofa. Logo vá ligando tudo até ficar uma massa. Unte as forminhas e coloque uma bolinha de massa, abrindo com o polegar para espalhar na forminha, depois o recheio a gosto e tampe com um pouco de massa (abra primeiro na palma da mão). Pincele com gema por cima. Asse, em forno médio, por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar. Para desenformar, faça com muito cuidado, melhor esperar esfriar.
Essa massa fica tão boa, que também pode-se aproveitar para fazer outros salgadinhos, como palitinhos de queijo.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Panqueca de maçã, receita de família!

Esta receita foi enviada especialmente para o blog pelo meu cunhadinho querido, Alejandro Birenbaum. É uma sobremesa típica argentina e quem fazia esplendorosamente, como ele mesmo diz, era seu pai, Jorge Birenbaum Z´L, quem eu tive a oportunidade de conviver, frequentando seu restaurante e de poder degustar algumas de suas delícias! Ele tinha um extremo bom gosto pra cozinhar! Me lembro que estava com um plano de editar um livro e me pediu se eu o podia ajudar com a diagramação, mas logo depois sofreu um AVC, que o impossibilitou de continuar com o projeto. É realmente uma pena que não tenha conseguido deixar registrado um pouco do seu nobre conhecimento gastronômico... Fica aqui uma pequena homenagem! Sorte que o legado continua na família através do meu cunhadinho, que também tem o dom e de sua mãe, Coty! Buen provecho che! 


Ingredientes:
Para a massa da panqueca:
125g. de farinha de trigo
2 ovos
1 xíc. leite
2 colheres (sopa) manteiga derretida
1/2 colher de chá de sal

Para o recheio e cobertura:
100g. de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga
2 maçãs descascadas e cortadas em rodelas finas
½ xíc. de rum
1 bola de sorvete de creme
Frutas secas picadas em pedaços grandes (nozes, amêndoas sem sal, castanha do Pará) 

Para o zabaione:
3 gemas de ovo
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de vinho do porto

Preparo:
Para o zabaione, coloque os ingredientes em um recipiente metálico e leve ao banho- maria no fogão. Bata com batedeira no banho-maria até que adquira uma consistência cremosa e clara (não poderá estar líquido).
Misturar os ingredientes da massa da panqueca no liquidificador e deixar repousar por meia hora. Em uma frigideira quente, grande e funda, untar com manteiga, colocar as maçãs de forma ordenada em toda a superfície e cobrir as maçãs com a massa da panqueca. Quando estiver pronto desse lado, retirar da frigideira.
Coloque a manteiga na frigideira, deixe derreter e adicione o açúcar. Assim que o açúcar incorporar com a manteiga, colocar a panqueca do outro lado. Flambar a panqueca. Quando estiver pronto (o açúcar deve estar caramelizado), colocar num prato com o lado do caramelo para cima. Colocar por cima a bola de sorvete, o zabaione e as frutas secas.